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Mensagem por eduarudo-sama Ter 08 Jun 2010, 21:51

Como fazer um Pokémon bom:

Bom turma, esse tópico aqui é pra quem tem dúvida em criar Movesets.
Movesets são conjuntos de golpes (no máximo 4) que servem para “jogar” Pokémon, ou seja, tentar “derrubar” o oponente e seu time. Com Movesets bons, um Pokémon é bom, e com Movesets ruins, um Pokémon é ruim, claro.
Chamamos de Movepool a variedade de golpes que um Pokémon tem. Ex: Ele tem golpes bons de gelo, de fogo, de pedra, de terra. Por mim um Pokémon com um Movepool amplo é um que tem seis ou mais tipos de golpes. Hidden Power é um caso especial, já que pode ter todos os tipos.
Primeiro de tudo saiba o Pokémon que você quer usar, e veja os stats dele.
Ex: Se um Pokémon tem um stat de Attack avassalador e uma Sp.Attack péssima, então nunca que ele vai ser usado com golpes especiais.
Então, está beleza. Se você viu, por exemplo, que um Heracross tem um Attack ótimo e uma Speed razoável, então o que fazer? Treinar em Attack e Speed claro^^

Agora é a parte em que você vai decidir as Natures do seu Pokémon.

Hardy >>> Neutra
Lonely >>> +ATK -DEF
Brave >>> +ATK -SPD
Adamant >>> +ATK -SATK
Naughty >>> +ATK -SDEF
Bold >>> -ATK +DEF
Docile >>> Neutra
Relaxed >>> +DEF -SPD
Impish >>> +DEF - SATK
Lax >>> +DEF -SDEF
Timid >>> -ATK +SPD
Hasty >>> -DEF +SPD
Serious >>> Neutra
Jolly >>> +SPD -SATK
Naive >>> +SPD -SDEF
Modest >>> -ATK +SATK
Mild >>> -DEF +SATK
Quiet >>> -SPD +SATK
Bashful >>> Neutra
Rash >>> +SATK -SDEF
Calm >>> -ATK +SDEF
Gentle >>> -DEF +SDEF
Sassy >>> -SPD +SDEF
Careful >>> -SATK +SDEF
Quirky >>> Neutra

Como saber qual usar?

Isso depende dos Stats do Pokémon e das necessidades dele. Por exemplo se um Pokémon tem um Moveset todo baseado em golpes especiais, então por que não aumentar o Special Attack dele?
Geralmente nós usamos uma Nature que aumente o stat que o Pokémon mais precisa (normalmente Attack, Speed ou Sp.Attack para Sweepers, Defense ou Sp. Defense para Tanks/Sponges/Walls) e diminua o que menos precisa.
No caso, Heracross tem um Sp.Attack medíocre, logo não vamos precisar pôr golpes especiais nele. Então já que não vamos usar Special Attack, porque não aumentar Attack, que é o que ele precisa mais, diminuindo Special Attack, que nós não iremos usar? É essa a lógica.

Agora que resolvemos a Nature, vamos partir para o Moveset.
Geralmente nós usamos primeiramente golpes fortes (para Sweepers) e que usem STAB (Same Type Attack Boost, um incremento no jogo que faz com que golpes do mesmo tipo do Pokémon que os usa ganhem 50% a mais de Base Power). Como o Heracross é Bug/Fighting, então é óbvio que vamos utilizar Megahorn e Close Combat, os golpes mais fortes dos dois tipos dele.
Agora, como fazer o resto?
Geralmente usamos agora golpes que protejam suas fraquezas. Como Heracross tem fraqueza quádrupla a golpes do tipo Flying, então achamos algo que combata Pokémon do tipo Flying. No caso, o golpe Stone Edge.

E se sobrar mais um espaço, de Pokémon que encham o saco dele. Por exemplo um Pokémon do tipo Fantasma arruína o Heracross, afinal Megahorn é pouco efetivo e Close Combat não funciona, além de Stone Edge não ser muito forte e não ser super efetivo. Nesse caso podemos usar um golpe como Night Slash ou Pursuit pois tipo Dark é super-efetivo contra Ghost.

Agora que criamos um Moveset e uma Nature, partimos para os EV’s e IV’s(serão explicados com detalhes mais a frente).
Um Pokémon sem EV’s e IV’s bons não é nada.
No Heracross vamos usar 252 EV’s em Attack, para adicionar 63 ao stat monstruoso de Attack que ele tem e mais 252 em Speed, para deixa-lo rápido o bastante para atacar antes e derrubar o Pokémon adversário antes de levar dano.
Agora vem a parte das Traits; ou seja, Abilities.
Muitos Pokémon têm apenas uma Ability, então se seu Pokémon tem apenas uma pule para a próxima parte desse tutorial.
Agora se o seu tem duas, depende para o que você vai usa-lo e se a Trait é boa.
Por exemplo o nosso Heracross tem duas habilidades: Swarm e Guts.
Swarm: Faz com que golpes do tipo Bug fiquem 50% mais fortes quando o Pokémon está com 33% ou menos de vida. Bom para combinar com Megahorn e Endure + Reversal.
Guts: Faz com que o Attack do Heracross seja aumentado em 50% quando ele for atingido por uma Special Condition visível (Poison, Burn, Paralyze, Sleep e Freeze).

Agora, existem outros tipos de Pokémon além dos Physical Sweepers, que são como o Heracross mostrado nesse tutorial, feitos basicamente para bater fisicamente.
Muitos outros Sweepers usam golpes especiais ou mesmo juntam físicos e especiais, criando os Special Sweepers e Mixed Sweepers (respectivamente).
Special Sweepers são feitos quando o Pokémon tem um Sp.Attack bom e Mixed quando o Pokémon tem tanto Attack quanto Sp.Attack bons.
Mixed Sweepers bastante usados são Infernape e Lucario.
Hoje em dia, com as novas estratégias, estão surgindo coisas cada vez mais estranhas, como Metagross especiais, porque Weezing é um Tank muito usado, e ele enche o saco de Metagross. Como Metagross tem um Sp.Attack razoável, é aconselhável colocar Psychic nele (tem STAB) para acabar com Weezings ou pelo menos faze-los ter medo.
Também usam Hidden Power [Grass] em Metagross para acabar com Swampert, que também é um Pokémon que causa medo no Metagross.

Classificações de Pokémon:

Sweepers:
(Physical, Special, Mixed): Pokémon que só servem para “bater”.
Tanks: (Physical, Special, Mixed): Pokémon que servem para defender.
Seeder: Pokémon que usam golpes que sugam a vida do oponente.
Annoyer: Pokémon que usa Status Condition múltiplas(confuse ray+thunder wave ou toxic+wish+protect entre outros).
Staller: Pokémon que mistura Tank e Sweeper, eles defendem e batem ao mesmo tempo.
Cleric: Pokémon que usam Heal Bell/ Aromatherapy para curar seus parceiros de Status Condition.

Guia de Treinamento
Como todos sabem, cachorros da mesma idade e da mesma raça podem ser diferentes um do outro,por exemplo:Um é mais rápido enquanto o outro tem dentes mais fortes.
Isso também acontece com os Pokémons.Tudo isso gira em torno de como você quer treiná-lo.Isso depende dos EV's(Effort Values,Valores de Effort),DV's(Dynamic Values,Valores Dinâmicos) e IV's(Individual Values,Valores Individuais).

DV's

DV's são a coisa mais simples.
DV's praticamente englobam tudo,os DV's são Dynamic Values,tudo o quê define os stats do seu Pokémon,que são:
Efforts (Ev's)
Natures
Stats Base
Individual Values (Iv's)


IV's

IV's são números aleatório que vão de 0 a 31 em certo stat.
Quanto maior,mais forte seu Poké vai ficar,já que cada IV vai fazer uma diferença de 1 stat no level 100.
Exemplo: Um Cacturne com Iv 31 em ATK,252 efforts e Nature ADAMANT teria 361 de ATK enquanto um com IV 29 teria 359.
Mas IV's não servem só pra isso!
Eles também definem a força e o tipo do Hidden Power de seu Pokémon,um golpe que todos aprendem e pode ter seu tipo variado entre todos os tipos exceto "???" ( do golpe Curse) e Normal.O poder do Hidden Power vai de 30 a 70,eu recomendo usar somente se o poder for maior do quê 60, já que de quê adianta ter um golpe de tipo bom sendo fraco?

EV's
Effort Values,Valores de Effort. Com eles, você pode escolher como quer treinar seu Pokémon.Todo pra Speed,ou todo pro Attack,ou um pouco de cada.Isso depende de quais Pokémons você mata enquanto treina.
Funciona assim: Cada Pokémon inteiramente sem efforts (nascido de um ovo, recém-capturados ou com efforts zerados por berries) tem 510 pontos de effort para gastar. Cada pokémon derrotado dá de 1 a 3 pontos em um stat só ou em no máximo 3 stats.Por exemplo,um Spinda dá 1 ponto em Sp.Atk.Cada 4 pontos em Sp.Atk equivalem ao aumento de 1 stat (por exemplo,vc ter 405 de Sp.Atk ao invés de 404). É impossível ter mais de 255 pontos em um stat só. Exemplo: Uma Gardevoir dá 3 pontos em Sp.Atk.Se você derrotar 100 Gardevoirs,você ganhará 300 pontos,mas ele só serão contados como 255.Eh melhor só colocar 252 efforts,já que a diferença entre 252 e 255 é de 3,portanto não dá nenhum aumento em stat e ainda sobram 3 pra gastar em outro stat.
Mas existem maneiras de deixar esse treinamento mais fácil!Existem duas maneiras: o item Macho Brace e o vírus Pokémon, o Pokérus.O Macho Brace dobra os efforts ganhos mas diminui sua speed pela metade (somente quando estiver equipado).Portanto,ao invés de 1 ponto em Sp.Atk por Spinda,você ganhará 2 pontos. Com o Pokérus é a mesma coisa, mas sua speed continua normal. Para pegar o Pokérus,somente fique andando por ai, é raríssimo, portanto não tem sentido ficar passeando pelo jogo só pra pegar o pokérus. Se você tiver os dois (Pokérus e Macho Brace) você ganhará 4 pontos em SpAtk por Spinda,por exemplo.
Caso você ponha um Effort errado em algum Pokémon (por exemplo, pôr pontos no Sp.Atk de um Snorlax) você pode usar as Berries,que apagam 10 pontos de effort em qualquer stat por vez!
As proteínas (HP Up, Protein,Iron,Zinc,Calcium e Carbos) dão 10 efforts em seus respectivos stats.
Lembre-se que treinar Pokémons com Rare Candy é ruim porquê assim você só vai passar level,não vai treinar efforts.

RESTRIÇÕES DE EVS:
Máximo total é de 510 EVs.
Máximo de vitaminas é de 51 dadas ao pokémon.
Máximo de 10 vitaminas por stat.
Máximo de 255 EVs por stat.

POWER ITEMS


Power Items:
Eles aumentam o número de EVs ganhos por batalha com um pokémon em seu RESPECTIVO stat.

Power Anklet: +4 SPEED EVs

Power Band: +4 SPECIAL DEFENSE EVs

Power Belt: +4 DEFENSE EVs

Power Bracer: +4 ATTACK EVs

Power Lens: +4 SPECIAL ATTACK EVs

Power Weight: +4 HP EVs


Funciona assim:

x + y = t

x = EV que o pokémon dá
y = EVs aumentado com o Power Item (+4)
t = Total EVs

calculo com pokérus

(x+y)x2=t

Perguntas que eu tenho certeza que serão perguntadas:
Como posso saber se meu Pokémon vai ter o stat máximo no level 100?

R: Bom, se ele tem IV 31 no stat que você quer,você deu 252-255 efforts nesse stat e a nature aumenta,chegará no máximo.

Quais são as divisões mais usadas??

R: 252/252/6 e 252/129/129.

Em quais stats devo pôr efforts no meu Pokémon??

R: Isso depende do seu Moveset e da sua estratégia. Por exemplo,não tem pra quê colocar efforts no Attack de algum Pokémon que não tem golpes físicos no moveset.

Para retirar EVs, é necessário o uso de BERRIES:
Berry - EV subtraídos: 10
Pomeg - Hit Points (HP)
Kelpsy - Attack
Qualot- Defense
Hondew - Special Attack
Grepa - Special Defense
Tamato - Speed

Lista de Pokémons para se derrotar e ganhar EV:
POKÉMONS SELVAGENS

HP:
~Shellos e biddof - Valley Windworks norte, ignore Buizel e pachirizu (+1 cada)
~Gastrodons - Fuego Ironworks ou Route 213 ignore Floatzel (+2 cada)
~Gastrodons fora do Pal Park (+2 cada)


Attack:
~Kricketune e Bidarel na route 212 (chuva) (+2 cada)
~Bibarels e Machop (2 EVs e 1 EV, respectivamente) Route 208
~Machokes e Snovers em Acuity Lakefront (2 Evs e 1 EV respectivamente)


Defense:
~Caverna com Geodudes e Hippopotas na route 214 (+1 each) (Ruin Maniac's Cave)
~Onix e Gravelers na Iron Island na segunda sala ignore Golbats (+1 Onix) (+2 Gravelers)
~Geodudes e Onix na primeira sala (Oreburgh Mines) (+1 cada)


Special Attack:
~Gastly no Old Chateau em Eterna Forest (+1 cada) (Haunters +2) (Gengars +3)
*Precisa do game GBA no GBA slot e a National Pokedex para Haunters e Gengars*
~Golducks usando SURF em Resort Area (+2 cada)


Special Defense:
~SURF em qualquer oceano para Tentacools e Tentacruel (+1 Tentacool)(+2 Tentacruel)
*Norte do 8º gym, ignore Pellipers (Mantykes +1)


Speed:
~Raticates e Fearows Noroeste da Fight Area (+2 cada)
~Zubats na caverna (+1 cada)(recomendo ravaged path abaixo de floarama town)
~Golbats em Victory Road (na água, você só encontra Golbats) (+2 cada)

VERSUS SEEKER
HP:
Route 209 - Cowgirl Shelley - L14, 15, 15, 15, 16 Bidoof (5 HP)
Route 210 - Bird Keeper Brianna (lower level) - L38 and 42 Noctowl (4 HP)
Route 212 - Fisherman Travis (bottom) - L17, 17, and 18 Barboach, L20 Shellos (4 HP)
Route 213 - Tuber Jared (pacing) - L52, 53, and 51 Gastrodon (6 HP)

Attack:
Route 203 - Lass Madeline (upper area) - L38 Staraptor, L38 Bibarel (5 Attack)
Route 213 - SwimmerM Sheltin - L30, 29, and 31 Gyarados (6 Attack)
Route 214 - PI Carlos - L36 Goldeen, L37 and 38 Seaking (5 Attack)
Route 218 - Fisherman Miguel (bottom) - L53 and 53 Gyarados (4 Attack)
Route 222 – Fisherman Alec (leftmost) – L53 and 53 Gyarados (4 Attack)
Route 225 – Ace Trainer Quinn (standing still) – L53 Pinsir and L53 Mightyena (4 Attack)

Defense:
Route 210 (tall grass area) - Ninja Boy Fabian (middle) - L23, 23, and 26 Geodude (3 Defense)
Route 212 (rain area) - Collector Dominique - L17, 18, and 19 Geodude (3 Defense)
Route 221 – Collector Ivan – L51, 52, and 53 Hippopotas (3 Defense)
Special Attack:
Route 212 (rain area) - PKMN Ranger Jeffrey (northwest end) - L21 and 21 Prinplup (4 Sp. Attack)
Route 212 (rain area) - Scientist Shaun (need Cut) - L53 and 53 Alakazam (6 Sp. Attack)
Route 214 - Psychic Mitchell (spinning, pacing) - L38 Haunter, L42 Kadabra (4 Sp. Attack)
Route 214 - Collector Douglas (south end of split paths) - L20, 22, and 24 Roselia (6 Sp. Attack)

Special Defense:
Route 210 (foggy section) - Ninja Boy Davido (upper level) - L27 Dustox (3 Sp. Defense)
Route 230 – SwimmerF Sophia (bottom of pair with SwimmerM) – L50 Mantyke, L52 Mantine (3 Sp. Defense)
Route 230 – SwimmerF Mallory (pacing, spinning, in the top "row" of rocks) – L50 Seel, L54 Dewgong (3 Sp. Defense)

Speed:
Route 205 (water bridge section) - Fisherman Andrew (second from right) - L10, 10, 10, 10, 10, and 10 Magikarp (6 Speed)
Cycling Road - Cyclist John (third male from top) - L37 and 39 Staravia (4 Speed)
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Data de inscrição : 13/05/2010

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